terça-feira, 28 de agosto de 2012

Todos são Juízes no Brasil



Tanto no futebol como na política todos se julgam juízes. Na mesa de um bar isso pode soar como bate papo informal. Ou até mesmo no cafezinho durante o trabalho, porque não dar uma de "sabe tudo" e dizer que fulano de tal é bandido e o outro é mensaleiro? Nada demais, são papos fora do contexto formal. Porém as salas de aula de ensino médio precisam formar cidadãos críticos e não ir na onda da imprensa e julgar antes dos juízes. Não concorda?

Minha filha estuda numa escola católica, bem católica por sinal. Lá ensina-se que Deus está em cima, em baixo, dos lados e toda hora estará convosco, conosco e com todos. E nessa escola os alunos do ensino médio foram orientados a fazer um mural sobre o Mensalão. É o papo da moda, todo mundo fala do mensalão. A imprensa já fez o julgamento antes de qualquer juiz, pratica corriqueira na atualidade, nem sei mais porque se formam advogados e muito menos porque alguém se mata de estudar pra seguir carreira no judiciário, é só virar jornalista que você dominará a opinião pública(mas tem que ser o dono do jornal), que não é assim nenhuma brastemp.  Porém a escola é o primeiro lugar que deveria ensinar os alunos a fazer uma análise crítica dos fatos, porém nessa escola eles já os julgaram mensaleiros antes mesmo dos juízes.

*Não vou entrar no mérito deles serem ou não mensaleiros, se foi ou não prática de caixa 2, isso não vem ao caso. O que importa é que sempre existem dois lados, e até que se prove o contrário, eles são inocentes e quem os está julgando são os Juízes do STF e não a Veja, nem a Globo, nem a Istoé, Época ou Carta Capital. E muito menos professores ou alunos que deveriam ser orientados a analisar os dados, claro que se eles seguirem apenas as cartilhas midiáticas serão levados a pensar que o PT, e somente o PT e seus companheiros ou cumpinchas, são os culpados. Mas e se a escola em vez de católica fosse socialista, aí a cartilha seria Privataria Tucana? E os do PSDB seriam os condenados. Ou então porque não levar profissionais da área para darem palestras aos alunos sobre como funciona o jogo político?

Lamentei ver esse mural hoje, pois mais uma leva de pessoas estará na média, sairão da escola e entrarão no mercado como gados. Então para que pagar uma escola particular? Para ser tão idiota como todos os outros.


* Quanto a serem mensaleiros, todos são. PT, PSDB, PMDB, PDT, P do cacete a ter. Tens uns que sabem fazer mais que os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário