sábado, 23 de março de 2013

TODO O PECADO SERÁ PECADO QUANDO SABIDO


Fui no mercado comprar porcaritos, só pra isso. Chocolates, salgadinhos e afins. Claro que sei o mal que fazem, mas o meu radicalismo não é tão radical, apenas prefiro saber e me fazer consciente a ignorar. 

Porém, acho que o fato de conhecer empresas que prejudicam as pessoas sem dar chance a elas de se defenderem, me pesa na conciência de tal maneira que quando vi a Alice colocar o um salgadinho no carrinho com aquele T enorme, resolvi tirá-lo. 


Não sei se o transgênico faz mal, não trabalho e entendo muito pouco dessa parte biológica (fica a dica pra que os biólogos deem seus vereditos, ou nutricionistas...não sei quem cuida dessa área). Mas o tanto de matéria, documentário e até mesmo a ênfase que o ex-governador Roberto Requião dava ao falar o quanto a empresa responsável pelas sementes no Paraná poderia prejudicar o meio ambiente e as pessoas já me fazem mal. Isso me dá azia, muito mais do que o salgadinho já citado.

Hoje uma pessoa do meu convívio, que eu acreditava não dar muita bola pra esse tipo de problemas, me surpreendeu. Também se mostrou sensível ao sadismo de empresas quanto à forma de tratamento dado a empregados, muitas vezes transformados em escravos. Essa atitude dela me fez repensar. Eu já tinha desistido de falar que empresas como a Gap, Adidas, Zara não dão bons exemplos. Ou que empresas que trabalham com sementes transgênicas podem ser danosos à nossa saúde e ao ambiente. Resolvi voltar a falar, quem sabe trocar o discurso. Já que ninguém se importa com os danos que podem causar a nossa saúde. Veja-se o tal Ades, o da soda cáustica. Pois bato na tecla de que deveria ser proibido ligar sua imagem à saúde.  É um alimento que penas enche a barriga e pode causar problemas, graças a açúcar e corantes, que usados abusivamente podem prejudicar.

Muitos produtos que consumimos trazem malefícios ao meio ambiente e, a longo prazo, podem ser, objetivamente, muito prejudiciais à sociedade em que você, consumidor de centros urbanos, está inserido. Vamos e convenhamos, já imaginou o que pode acontecer com aquele monte de trabalhadores rurais, pequenos fazendeiros quando deverem tanto a essas empresas que terão que tentar a vida na cidade? Falo do endividamento e da falência dessas pessoas, que caem na armadilha de trabalhar com uma semente, modificada geneticamente, que não permite a segunda colheita. Isso já acontece, e temos favelas enormes com gente expulsa do campo. E se o agronegócio não for bom, pode piorar pra maioria. 

O que podemos fazer? Bem, eu não posso sair por ai gritando como uma louca... até posso, mas acho que não terá grande valia. Mas, posso não comprar e posso dizer pra você que se você compra, está sendo cúmplice de um atentado ao meio ambiente e a nós, que dele dependemos. Pode ser que aqui nessa merda de mundo não tenha grande importância, mas aposto que você é religioso. Pode ser também um religioso de meia tigela, e acreditar que apenas os pecados diretos e mais pesados te levarão ao purgatório ou mesmo direto ao inferno, mas todo o pecado será pecado quando sabido... então to te contando. Coma essas porcarias e durma com a pulga atrás da orelha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário