quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Poderia ser meio burro...mas estão todos totalmente cheio de opiniões

Existem várias atitudes ou falta delas que podem gerar uma reação. Formar uma opinião sobre um fato ou outro leva tempo. É necessário pesquisar, ler, procurar várias fontes. Tentar encontrar a oposição. Porém com a informação na velocidade atual, como ir além do google? Quer saber de alguma coisa? Wikipédia.

O problema é que todos acham que sabem demais. Estão todos conceituando o mundo, a maior fantasia em cima do preconceito. Porque simplesmente não se têm dados, apenas uma rápida pesquisa virtual. Que raramente passa do terceiro clique. 

Hoje eu assisti algumas ações publicitárias que foram os maiores desastres das marcas nas mídias sociais em 2012, vou usar isso como ilustração mais tarde. Poderia usar algumas coisas que vejo no meu dia a dia, tanto na vida real como na virtual (tem gente que ainda as separa). Também poderia usar exemplos clássicos, como o do ídolo nacional que faleceu algumas horas atrás. Mas o meu objetivo não está centralizado na ação em si, mas no que tem gerado esse comportamento.

Eu sei que temos a massa, sempre teve. Porém os idiotas eram idiotas, e os gênios eram gênios. Os idiotas se limitavam ao seu papel sem tentar transmitir opiniões. Eles sabiam que não as tinham. Mas agora eles tem o google, o facebook...sei lá mais o que. E em suas mãos. Alguém pergunta pra você o que é azul, e se você não sabe, a sugestão mais lógica é que vá buscar no google. Antigamente quando não se sabia de algo, perguntávamos. A resposta poderia ser um simples: -é uma cor...como poderia vir com alguma opinião camuflada, ou não. Caso fosse uma questão mais elaborada, poderia ser feita uma pesquisa. Perguntar pra várias pessoas e escutar o que o outro tem a falar sobre tal assunto. Assim, com várias opiniões e informações, quem sabe poderia se formar uma opinião, um conceito do assunto. Quem sabe. Mas as vezes era só pra se informar.

Agora não há necessidade de se perguntar nada pra ninguém. Todos tem um google nas mãos, está no bolso ou na sua tela. E assim como os idiotas só liam as manchetes e o lead com muito esforço, agora não passam da segunda página. Basta ler as opiniões dos que leram as opiniões. Para que ler o texto?
E isso pode ser um dos fatores que gerou a essa geração de idiotas que acreditam ter opiniões. Na verdade só tem opiniões e mais opiniões e a mais pura verdade reinando em seus egos. Como aprender se já sabemos tudo? Ecoitado daquele que tiver uma atitude diferenciada. Que saia do eu sou contra, eu sou a favor...ninguém entende. Simplesmente passa batido.

Pois bem, voltando na história dos desastres. Não se pode mais fazer uma brincadeira, uma ironia  Temos que saber as palavras que são politicamente corretas e tomar o maior cuidado com as atitudes aparentes. Por mais que se tenha boa intenção, ou nenhuma,  (aposto que quando se tem uma má é tão bem feito que ninguém percebe) já se acredita fielmente que isso ou aquilo pode levar alguém a ficar traumatizado ou a ter um comportamento compulsivo. Caso um homem abrace uma mulher por trás e junto tenha uma frase irônica, com uma careta engraçada, isso estará influenciando que homens possam acreditar que estuprar mulheres é certo. Ou então que cinco chocolates em forma de flor transmita algo relacionado a drogas.

Não tenho nada a favor dessas propagandas, nem contra. Na verdade o que eu não consigo compreender, é como todo mundo é burro. Assumiram a posição de reféns da mídia. Realmente uma propaganda tem o poder de influenciar. E em vez de simplesmente não olhar, ignorar,  é o contrário. Fortifica-se comentado no final do ano como as dez mais mais!

Várias vezes já vi mensagem falando pra não acessar tal perfil porque é de pedófilo, acho que até já proibiram de passar esse tipo de mensagem. Mas isso demonstra bem esse tipo de força contrária. Agora gostaria de ser teórica pra citar alguém pra demonstrar, sei que isso que falei é um tema antigo e tem conceito gerado, mas eu conheço minha posição nesse mundo, sou humilde o suficiente pra dizer que não me lembro de nenhum por que essa não é minha praia. Sei que existe. Depois até pergunto pro meu amado marido que sempre tem alguma coisa inteligente pra acrescentar aos complôs da minha alma. Mas já são quase duas, eu ainda preciso terminar um trabalho...Mas acho que vocês entenderam. Caso eu tenha tempo, amanhã eu escrevo mais sobre o assunto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário