sábado, 5 de dezembro de 2009

TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO?

Há quanto tempo a internet está presente no nosso dia a dia? Para alguns faz uns 15, 20 anos, mas esses não são muitos. Para a grande maioria da população virtual, faz 10,12 anos. E claro que deve ter os mais atrasados. Tem pessoas que ainda nem descobriram este mundo, que atualmente é praticamente essencial. Como viver sem todas as informações e localizações do google? Ou sem ler os emails? Menssenger, orkut, blogs e o mais novo twiter?

Tudo e todos estão na rede. É possível se comunicar até com os ídolos, aqueles inatingíveis das revistas de fofocas. Ou com os maiores pensadores contemporâneos. É só mandar um email, ou um post. Claro que isso já era possível antes da nova onda, mas através de cartas, que demoravam a chegar e a serem respondidas. As vezes nem mesmo eram colocadas no correio. Apenas escritas. Agora é mais fácil, é só postar.

Isso é bom? É. Isso é ruim? Também. O imaginário as vezes é mais salutar. Sonhar com o impossível tem lá suas vantagens. E com a internet os sonhos são possíveis. E quando se transformam em realidade, essa não é assim tão graciosa, esplendorosa. Na verdade a contemporaneidade tem esse defeito/virtude. Tudo é possível. Você pode ser tudo, fazer tudo. Mas na verdade isso não passa de propaganda enganosa, já que nem fumar mais é permitido. Fazer piadas de papagaios e afins também podem ser condenado pelo IBAMA. E quanto a se comunicar com um personagem, poderá descobrir que ele não é assim...daquele jeito que você imaginou.

E outra, quando colocamos nossos pensamentos ou história na rede ou num livro, ou em qualquer mídia existente, há a grande possibilidade de ser lido, visto. E com isso ser interpretado de maneiras diferentes, as vezes impensáveis ou indesejáveis. O conceito pode ser criado a partir de várias fontes, entre elas a auto história. Mas também pode-se ir pela onda e repetir. Em contrapartida tem tanta coisa no mundo virtual, que há textos que nem lidos são. Até expressam ação, mas não há a reação, pois nem visto foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário