terça-feira, 24 de novembro de 2009

TETRA PAK E O LEITE DE CAIXINHA

Não tem muito como escapar, a Discovery Kids invade nossa casa quando temos uma criança pequena. Sabe aquele canal em que passamos reto enquanto não somos mães? Pois é, atualmente já sei de cor a programação e as músicas fazem parte do meu repertório.
O canal não é de todo mau. Alguns desenhos são até interessantes e acho bom ter algo que distraia minha pequena. Mas tem algumas coisas que me deixam com um pé atrás. No texto anterior citei a música: “diferentes mas com o mesmo coração”,
porém tem mais algumas coisas que são, no mínimo, tendenciosas. Além de ter muito comercial. Poxa, é um canal pago, direcionado à crianças com idade de 0 a 6 anos (acho que os mais grandinhos já se interessam por canais como nickelodeon ou cartoon) que estão formando o caráter, então é no mínimo canalhice empurrar esse comércio à elas. É empurrar mesmo, enfiar goela abaixo. Compre ou você será infeliz. Ainda bem que estou presente e posso explicar tudo que se passa, estar próxima para que minha filha não seja mais uma subordinada televisiva.
Mas tá, sabem outra propaganda que me deixa abismada, a do Tetra Pak. O tal do Doki (um cachorro que faz as vezes de apresentador do canal) diz que quer ter uma vaca em casa para que nunca falte leite. E aparece uma vaca que fala (a vaca fala, é um desenho) para ele não beber leite sem ser de caixinha. Pois precisa passar pelo processo de esterilização antes. Tudo bem eles quererem puxar pro lado deles, mas dizer que não pode é outra coisa. Sei lá, digam que é mais gostoso o leite de caixinha, até mesmo mais seguro. (Tudo isso é mentira, mas é menos ridículo do que dizer: não pode)
Beber leite sem ser de caixinha é natural. Mas a nossa sociedade, graças as grandes indústrias, defende a ecologia mas passa longe do que não seja industrializado, esterilizado. A empresa usa o mote: "Sem perceber, você transforma o mundo com a Tetra Pak" e defende a reciclagem, mas em contrapartida faz com que seu filho cresça com medo do que vem da terra, da natureza.
Será que os marketeiros desta empresa não têm noção do que fazem? Acho que têm. Tomara que paguem por isso de alguma maneira. A mãe natureza não deixará isso barato.
Outra coisa, os leites de caixinha são esterilizados, os de saquinho tem muito mais nutrientes, porém estragam mais facilmente. Logo não se pode comprar para deixar estocado em casa, mas pela sua vitamina vale a pena ir ao mercado ou na padaria diariamente. Mas isso não é cômodo. Agora, se você pode ter uma vaca, melhor. Lembro quando ia para a casa da minha vó e tomava o leite direto da vaca, sem ferver (acho que isso pode não ser muito aceito atualmente), mas geralmente minha tia fervia em um balde. Nunca passei mal por isso. Era uma delícia, aquele leite com gosto de leite e não aguado como os de hoje. Preciso levar minha filha lá para experimentar essas maravilhas que nos centros urbanos parecem aberrações.
(O canal também tem coisa boa, mas falarei desse outro aspecto em outro texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário