terça-feira, 17 de março de 2009

O GRANDE DESPERDÍCIO

Por Karina Ernsen

Vivemos numa época em que muito se fala, mas nada se faz. Não há a necessidade de procurar dados para perceber que tudo que usamos é desperdiçado. Porém o problema não está
apenas no desperdicio, mas no tanto e em como usamos.

Tempo
Desperdiçamos o tempo, pois a maior parte é dedicada ao dinheiro e em como consegui-lo. 12 anos de nossas vidas são passadas em colégios, onde se aprende, na maior parte do tempo, inutilidades. Como análise sintática, álgebra, raízes quadradas... Para quê? Quem precisa saber do objeto intransitivo para se comunicar? Quem precisa fazer a raiz quadrada para se dedicar? Eu nem lembro o que é álgebra, só citei aqui porque não gostava e logo só aprendi para passar de ano, e pelo jeito é isso que a maior parte das pessoas fazem a vida toda: passam de ano.

Depois desse período de torturas pedagógicas temos que passar mais um ano com o pesadelo do vestibular. Época em que a vida deixa de existir. Para depois entrar numa faculdade. Na faculdade temos escolhas. Podemos enfim nos dedicar a algo que realmente gostamos. Mas será que gostamos? Não é um pouco cedo demais para saber se essa ou aquela profissão é realmente importante aos nossos interesses?

Quantas pessoas conseguem realmente se satisfazer com a profissão escolhida aos 17, 18 anos de idade? Fora que a maior parte das faculdades serve apenas para, mais uma vez, passar de ano. Estuda-se o necessário para conseguir o diploma. Após acabar a graduação, entramos no mercado de trabalho. Quantos conseguem realizar seus sonhos com aquilo que escolheram? Antes disso, é preciso deixar de lado todos os sonhos e ideologias. Que empresa quer alguém que pense em si mesmo? Ou na humanidade? Ou no bem estar social da nação?

Lucro
A empresa quer lucro e para isso se utiliza de discursos, que não sei por que motivo as pessoas adotam como se fossem as verdades para sua vida. Esses discursos são sempre os mesmos. Atualmente se fala muito em ecologia, não ao desperdício, reciclagem, dia da consciência negra, fora o preconceito... e tantas outras coisas que são faladas, mas raramente acionadas.

Será que alguém pensa em ecologia quando se deixa ser sonhado pelo prazer de ter um carro 0 km? O que significa esse número exorbitante de automóveis, tanto nas ruas como nas revendedoras? Por que é preciso tantos novos empreendimentos imobiliários e outros tantos panfletos para vender? Fora que quando não são bem sucedidos ficam às moscas. Os espaços construídos não podem ser utilizados por aqueles que não tem a quantia necessária, então é melhor deixá-los vazio, ou demolir.

Embalagens
E nos supermercados? Por que os produtos alimentícios, de higiene e farmacêuticos precisam de caixas e pacotes que sempre vão para o lixo? - Ah, eles podem ser reciclados - ora, não precisavam nem existir - São apenas propagandas! Para quê?

Nas lanchonetes, precisamos de paciência extrema para abrir pacotinhos de catchup e mostarda. Higiene? Não acredito que um monte de pacotinho não biodegradável possa contribuir para a higiene do nosso planeta.

Respostas
Há várias respostas vazias. É preciso criar empregos, também necessidades, para assim a população continuar consumindo... consumo.

É o desperdício de tempo, de pessoas, de sentimentos, de papel, de lata, de ambiente e de meios.
Vivemos nesta época, onde temos milhares de livros nas livrarias – que dizem a mesma coisa. Será que realmente as pessoas precisam de livros que as ensinem a amar, trepar, cuidar de seus filhos? Estas coisas estão dentro da gente. Mas não existe tempo para que se olhe para dentro, todas as referências precisam ser externas. Desperdício de ser, para que assim possam ter.

É triste, mas essa é a realidade. Temos como mudar? Acho que apenas quando as pessoas perceberem de verdade que a vida é uma só e apenas passar os anos é um grande desperdício. Afinal, por que nascemos e estamos aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário