sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SUSTENTABILIDADE - O grito da alma


Caixa alta é pouco pra essa palavra que há tão pouco tempo percorre nossas bocas e dicionários, quem sabe o significado dela? Pra que serve e pq é tão citada atualmente?

Claro que os marketeiros de plantão já se apropriaram dela. Corporações que tem apenas o lucro como norte a usa para convencer pessoas culpadas por um discurso de medo, assim como a religião. 
Existem várias religiões, porém o ensinamento delas é único (o ensinamento real, não o capturado pelo corporativismo): amar. 

Sustentabilidade é amar o próximo e a si mesmo, é o amor universal. é cuidar não do planeta porque ele pode acabar, mas porque nós poderíamos viver melhor. Cuidar do alimento, desde a sua concepção até a mesa, para que não fiquemos doentes. Não sermos escravos do trabalho para termos tempo com nossas famílias, para que nossas crianças cresçam plenamente. Não corromper pelo poder ou pelo dinheiro para que todos possam viver bem. 

Nossa sociedade está doente e em vez de procurar a cura, procura piorar. Parece querer morrer, mas não vai. Quem sabe arrumar o salvador para que os guie. O salvador é um conceito, pregado em outras palavras por Cristo, Buda, Brahma, Osíris entre outros, amar o próximo é ser sustentável. É separar o lixo e lava-lo para que o carrinheiro possa, após percorrer a cidade catando lixo, apenas entregá-lo ao receptador. É saber plantar o alimento sem veneno para que alimente e não mate. É conscientizar os fazendeiros de que esse tal agrotóxico mata quem planta e quem consome de forma cruel. É não seduzir uma criança com brinquedos tolos para que ela coma um monte de gorduras e açucares. E assim por diante. Amar ao próximo é melhorar de forma ampla a vida deles. É alimentar, educar e agasalhar não apenas com roupas, mas com amor. A sustentabilidade é apenas um conceito científico para tudo aquilo que nos foi ensinado pela religião.   

Obs: Apenas conceituei o que minha alma gritava, quem sabe um complô? Poderia nomeá-lo como holístico? Pois todo o universo conspira para colocar-me próxima de pessoas e até mesmo dentro de instituições que trabalham com o propósito da SUSTENTABILIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário