O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das "10
estratégias de manipulação" através da mídia.(Créditos: http://www.blogstraquis.blog-se.com.br)
OBS: Você pode ler, mas já
aviso que isso não é para quem veio ao mundo para se
divertir.
1- A ESTRATÉGIA DA
DISTRAÇÃO.
O elemento primordial do
controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção
do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites
políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de
contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da
distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se
pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia,
da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída,
longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância
real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar;
de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas
para guerras tranqüilas')".
2- CRIAR PROBLEMAS,
DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é
chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma
"situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que
este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo:
deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar
atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de
segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise
econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos
sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3- A ESTRATÉGIA DA
GRADAÇÃO.
Para fazer com que se
aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas,
por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas
radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e
1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em
massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que
haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO
DEFERIDO.
Outra maneira de se
fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo
"dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento,
para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um
sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente.
Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar
ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício
exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com
a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO
COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.
A maioria da publicidade
dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e
entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se
o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto
mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom
infantilizante. Por quê? "Se você se dirige a uma pessoa como se ela
tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela
tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de
um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver
"Armas silenciosas para guerras tranqüilas")".
6- UTILIZAR O ASPECTO
EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do aspecto
emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise
racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a
utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao
inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores,
compulsões, ou induzir comportamentos...
7- MANTER O PÚBLICO NA
IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público
seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu
controle e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes
sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a
distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes
sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes
inferiores (ver 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A
SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover ao público a
achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto...
9- REFORÇAR A REVOLTA
PELA AUTOCULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo
acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da
insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços.
Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se
auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus
efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS
INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No transcorrer dos
últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha
entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites
dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o
"sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano,
tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer
melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa
que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder
sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.
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